terça-feira, 17 de maio de 2011

Violência nas escolas

Não há dia que não encontremos notícias sobre atos e condutas violentas nas escolas. São de todas as ordens e tipos. Como personagens principais estão seres humanos. É díficil de acreditar, mas o lugar que deveria formar pessoas cidadãs tornou-se espaço para o preconceito, a discriminação e agressões verbais e físicas. Por isso que tenho defendido a presença de conteúdo sobre ética na formação dos professores, e isso na Universidade. Penso que assim daremos um passo importante para que os futuros professores compreendam melhor o universo humano, já cheio de contradições, heterogeneidades e dramaticidades. Quando há violência é porque está ausente a ética. As duas não combinam, porquanto a violência significa o desrespeito ao outro, que não pode ser tratado como objeto e uma mera coisa ou objeto, para satisfazer os nossos instintos mais primitivos e cruéis. Escreveremos mais sobre isso.

Só para ilustrar, veja essa notícia: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia/2011/05/16/escola-expulsa-11-alunos-por-bullying-em-votorantim-sp.jhtm

2 comentários:

  1. O duro que é a turma nunca fizeram nada. Vão querem dar sugestões como fossem os melhores. Pois, só fizeram o processo de autoritarismo, egoísmo, prepotência e de preconceito. Exploraram como escravidão. Acharam que com a mentira e manipulação conseguiriam ficar no poder. Esqueceram a fraternidade, amor e humildade.

    ResponderExcluir
  2. Não compreendi muito o que você quis dizer, mas suponho que o debate sempre é importante para enfrentarmos a nossa realidade.

    ResponderExcluir