sexta-feira, 29 de abril de 2011

Porque implantar o orçamento participativo

Já faz um tempo que a questão do IPTU tem causado celeuma e discussões não em Marília, mas sobretudo aqui. A prefeitura quer dinheiro a todo custo, e o contribuinte acha tudo isso uma injustiça. Afinal, ninguém gosta de pagar imposto. No entanto, penso que há alternativas que podem acalmar os ânimos e resolver a questão. O poder público precisa construir uma administração democrática, em que as pessoas possam participar de como o dinheiro é gasto. O dinheiro que é arrecadado não pode ficar nas mãos de uns poucos, que decidem onde e como ele deve ser aplicado. Se as pessoas que moram na cidade der a sua opinião, eu creio que teremos investimentos qualificados. Quando você só paga e não participa, chega uma hora que não queremos pagar mais. Portanto, no processo de elaboração do orçamento do município não devemos ter medo de ouvir a população, que apresentará as prioridades para a sua rua, seu bairro e sua cidade. Se todos participam para gastar, podemos exigir mais dinheiro, caso contrário algumas prioridades não serão cumpridas. Não há segredo: ser democrático é sempre melhor.


4 comentários:

  1. Ué! até que enfim, apareceu meu PT em Marília. É isso isto ai, Alonso. Orçamento participativo, bem que Toffolli devia ter imposto ao Bulgareli. Sou PT, sou Lula e agora sou Dilma. Abraço

    ResponderExcluir
  2. como é que se poe isso em prática?

    ResponderExcluir
  3. Acho incoerente a situação que o PT de Marilia se encontra, pois em seu programa de governo e na campanha eleitoral usou exatamente a proposta do "orçamento participativo", e porque não implantou em seu governo em Marília ? Afinal o vice prefeito é exatamente do PT. Espero que isso ainda se realize.

    Abraços

    José Antonio

    ResponderExcluir
  4. Estou de acordo com as observações feitas pelos colegas. De fato, estamos com dificuldade em ver a presença na administração municipal. É por isso que defendo um novo rumo para a política de Marília, sem perder de vista as idéias e propostas que foram construídas pelo PT e outras forças políticas no Brasil. Vamos tomar o rumo da história. Mas acredito que ainda veremos isso implantado em nossa cidade.

    ResponderExcluir