A memória é um conceito complexo. Quase todos a associam a lembrar-se de um determinado dado quando necessário. A partir de certa idade, quando começamos a ter dificuldades no acesso imediato, surge a preocupação: será que eu estaria com Alzheimer?
Leandro Karnal
Estadão - 31.07.2016
Você já se deu conta de que
nossa civilização é o culto à reminiscência? Nossas ruas e praças, nossas datas
e agendas existem a serviço da evocação. Discutimos o valor político da memória
ao questionar se determinada pessoa deve continuar sendo homenageada batizando
uma via pública. O elevado Costa e Silva transformou-se em João Goulart, em São
Paulo. Para os usuários comuns, nem o presidente e nem o general: apenas
Minhocão... A metáfora da forma suplanta o debate político. Lutamos para
controlar a recordação. Esquecer datas é algo perigoso no nosso código afetivo.
Lembrar é valorizar. Esquecer é desprezar.
Para
um historiador, a memória é uma construção. Ela não significa trazer um fato à
tona, mas como eu, hoje, construo minha relação com o fato pretérito. Nunca se
trata de recriar o passado, ou como queria Leopold von Ranke, descrever as
coisas tal como “realmente foram”. Hoje, é mais usual dizer que o especialista
em memória (o historiador) estuda como são lembrados ou esquecidos os fatos
históricos. Sob este enfoque, toda história seria história contemporânea.
No
romance Incidente
em Antares, Érico Verissimo fala de um naturalista francês que indica a
estrela que dá nome à cidade. A ideia foi substituída pela afirmação de que o
nome da cidade, Antares, derivava da abundância das antas na região... Pensei
nisto quando vi plantadas araucárias em áreas reurbanizadas de Pinheiros, em
São Paulo. Imaginei que, em 100 anos, quando estas árvores estivessem
frondosas, alguém diria: o nome do bairro surgiu daqui, da existência destes
pinheiros. Confundiriam a causa com a consequência e, em não havendo outra
fonte, a versão seria vitoriosa. Seria como o balcão de Julieta em Verona: a
lenda criou o fato concreto.
Aprofundo
o tema com uma ficção. Uma jovem de 15 anos faz seu baile de debutante e passa
o dia seguinte ao celular narrando detalhes da noite. Depois, aos 25, a mesma
jovem observa as fotos e acha tudo “cafona”. Por fim, a personagem observa as
fotos aos 70 anos de idade e enfatiza como era bonita. Qual das três narrativas
contém a memória verdadeira? A dos 15, 25 ou 70 anos? Voltamos ao valor
histórico: o fato deve ser relembrado dentro do contexto novo da mulher que
ressignifica o resgate da festa.
Jorge
Luis Borges criou uma personagem: Funes, el memorioso. Ele é incapaz do
esquecimento. A personagem sofre de hipermnésia: memória absoluta. Funes morreu
jovem e não conseguia mais pensar, porque, como disse Borges, refletir seria
esquecer diferenças, generalizar e abstrair. Quem lembra tudo, nada pensa.
Repetir dados não é inteligência. Situação oposta: Macondo, a mítica aldeia deCem Anos de Solidão, sofre por se esquecer
de tudo. Só a poção do cigano Melquíades salva o povo na imaginação de Gabriel
García Márquez.
O que
lembramos? Quando lembramos? Quais as coisas que desejamos esquecer? A memória
é uma construção permanente. Estamos todos mais ou menos próximos de Dory, a
simpática peixinha que tem memória deficitária. Dory é o anti-Funes e parece mais
feliz.
Esquecemos
de forma aleatória e recordamos a partir de critérios pouco claros. Para evitar
estas irregularidades, foi inventada uma arte mnemônica: conjunto de técnicas
para que tudo venha à tona quando necessário. Este exercício fez a glória da Giordano
Bruno e da escola jesuítica (aliás, hoje é dia de Santo Inácio de Loyola). Para
recordar argumentos, estabelecia-se o “palácio da memória” com salas e armários
concatenados, tentando organizar as informações. O clássico da inglesa Frances
Yates (A Arte da Memória, ed.
Unicamp) foi traduzido muito tardiamente no Brasil, mas ainda é um excelente
estudo sobre esta arte quase perdida. É leitura obrigatória para quem deseja
estudar o conceito de memória.
Em
tempos de memória de computador e celular com todos os números, estamos
cumprindo de forma absoluta a maldição do deus Tot do Egito. Quando inventou a
escrita, ele lançou uma praga-advertência para os humanos: Tudo o que vocês
escreverem, esquecerão”. Os celulares cumprem, integralmente, a profecia do
deus babuíno do Nilo.
Quando
os Bourbons foram restaurados no trono após Napoleão I, dizia-se na França uma
frase irônica em função dos traços autoritários que permaneciam com a família,
mas acompanhados de sede de vingança contra revolucionários: “Os Bourbons não
aprenderam nada, mas não se esqueceram de nada”. Esta é uma grande lição. Para
viver temos de lembrar de algumas coisas e esquecer de outras coisas. Funes e
Luís XVIII são exemplos bons: é impossível viver bem sem esquecer. O erro de
nada lembrar é a amnésia, vestíbulo de uma morte. O erro de nada esquecer é o
divórcio, a perda dos amigos e a dor permanente... Viver é selecionar memórias,
como fazemos com as fotos do aparador: aquelas são as imagens da família que eu
desejaria ter. Também ocupam um espaço fantasmagórico as fotos que não estão
ali: os momentos que desejo obliterar para sempre. Felicidade está no
equilíbrio do binômio lembrar/esquecer. Bom domingo a vocês!
Fonte: http://cultura.estadao.com.br/noticias/geral,lembrar-e-esquecer-ou-a-vida-entre-dory-e-funes,10000065791
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